FAQ: Autenticação forte e acesso à conta

Esclareça nesta seção as suas dúvidas sobre o mecanismo de autenticação forte e o acesso à conta.



Índice de questões frequentes (FAQ)

  1. É necessário ativar o mecanismo de autenticação para utilizar os serviços da Raize?
  2. Perdi acesso à aplicação de autenticação. Como faço para aceder à minha conta?
  3. Perdi o meu dispositivo móvel. Como faço para aceder à minha conta?
  4. Estou com dificuldades a configurar o mecanismo de autenticação forte. O que pode estar a acontecer?
  5. Posso alterar o número de telefone associado ao mecanismo de autenticação forte?
  6. Em caso de óbito de Investidor da Raize, como devo proceder?

1. É necessário ativar o mecanismo de autenticação para utilizar os serviços da Raize?

Desde a entrada em vigor em setembro 2019 da Diretiva de Serviços Pagamentos 2 que é obrigatório por lei a utilização de um mecanismo de autenticação forte para aceder à sua conta de pagamentos Raize. A ativação da autenticação forte na Raize requer a instalação gratuita de uma aplicação de autenticação no seu telemóvel. A ativação do mecanismo de autenticação forte é rápida e simples e pode ser feita com recurso a uma das seguintes aplicações disponíveis para todos os dispositivos móveis iOS ou Android:

  • Google Authenticator
  • LastPass Authenticator
  • Authy

Para ativar o mecanismo siga as instruções disponíveis na sua área pessoal.

Em caso de dificuldades na ativação da autenticação forte, contacte-nos através do apoio@raize-ip.pt.


2. Perdi acesso à aplicação de autenticação. Como faço para aceder à minha conta?

Para aceder novamente à sua conta, terá de utilizar um computador (não é possível via App), e de seguida escolher a opção “Perdi o acesso à aplicação de autenticação” onde conseguirá repor novamente o mecanismo de autenticação forte. Esta opção permite o envio de um código por SMS para o número de telemóvel associado à sua conta e que vai permitir restaurar o mecanismo de autenticação.

Caso não encontre esta opção, tente entrar no website através de um separador anónimo.

Importante: Caso tenha perdido acesso ao seu dispositivo móvel e já não tenha acesso ao seu número de telefone previamente associado ao mecanismo de autenticação da Raize, envie um email para apoio@raize-ip.pt com maior brevidade possível expondo a sua situação para podermos analisar e apoiar na sua resolução.


3. Perdi o meu dispositivo móvel. Como faço para aceder à minha conta?

Para aceder novamente à sua área pessoal, através do computador (não é possível via App), deverá utilizar a opção “Perdi o acesso à aplicação de autenticação” onde conseguirá repor novamente o mecanismo de autenticação forte. Esta opção permite o envio de um código por SMS para o número de telemóvel associado à sua conta.

Caso não encontre esta opção, tente entrar no website através de um separador anónimo.

Importante: Caso tenha perdido acesso ao seu dispositivo móvel e já não tenha acesso ao seu número de telefone previamente associado ao mecanismo de autenticação da Raize, envie um email para apoio@raize-ip.pt com maior brevidade possível expondo a sua situação para podermos analisar e apoiar na sua resolução.


4. Estou com dificuldades a configurar o mecanismo de autenticação forte. O que pode estar a acontecer?

O código apresentado na aplicação de autenticação (ex: Google Authenticator) é válido durante 30 segundos sendo renovado consecutivamente após este período. Queira por favor confirmar que introduz o código na plataforma durante o período em que este se encontra válido.

Queira igualmente confirmar que o seu dispositivo móvel possui a data e hora de acordo com as definições fornecidas pela sua rede móvel nacional caso contrário os códigos gerados e aceites pela plataforma não estarão sincronizados.

Informamos ainda que a ativação da autenticação forte apenas é possível através de um computador e que, caso esteja a utilizar o Microsoft Edge, deverá tentar a ativação através de outro browser.

95% dos investidores resolvem esta questão solucionando um destes pontos.

5. Posso alterar o número de telefone associado ao mecanismo de autenticação forte?

Sim. Basta dirigir-se à sua área pessoal em www.raize.pt, seção "Segurança" e separador "autenticação forte".


6. Em caso de óbito de Investidor da Raize, como devo proceder?

Apesar da triste circunstância que o leva à consulta desta secção das FAQ, a Raize gostaria de o acautelar no sentido de que pretendemos tornar todo este processo, já por si custoso, o menos complexo possível.

Para tal, pedimos-lhe que preste especial atenção aos passos seguintes:

1.º Passo - É necessário que a Raize seja notificada acerca do óbito do Investidor, titular da conta, através do email compliance@raize-ip.pt, devendo proceder à entrega dos seguintes documentos:

  • Certidão ou Assento de Óbito, que pode obter através do portal justiça.gov.pt;
  • Certidão da Escritura de Habilitação de Herdeiros, que pode obter através do portal justiça.gov.pt.

2.º Passo - Assim que a Raize receber os documentos mencionados e após a devida validação, a Raize irá proceder ao envio de Extrato de Saldos de Conta e Pedido de Liquidação, Transferência e Cancelamento de Conta.

Através do Extrato de Saldos de Conta poderá consultar:

  1. Saldo disponível na Conta de Pagamentos;
  2. Investimentos em Curso

Após consulta dos valores em questão, deverá proceder ao preenchimento do formulário Pedido de Liquidação, Transferência e Cancelamento de Conta.

3.º Passo - Envio dos seguintes documentos para o email compliance@raize-ip.pt:

  • Pedido de Liquidação, Transferência e Cancelamento de Conta devidamente assinado.
  • Certidão emitida pelo Serviço de Finanças relativa ao Imposto do Selo sobre Transmissões, que pode obter através do portal justiça.gov.pt.
  • Caso o herdeiro não seja ascendente, descendente ou cônjuge, deverá em complemento ser também solicitado o Comprovativo da Liquidação do Imposto de Selo.

4.º Passo - Findo este processo, e tendo sido rececionados os documentos indicados no 3.º Passo - Pedido de Liquidação, Transferência e Cancelamento de Conta, Certidão emitida pelo Serviço de Finanças relativa ao Imposto do Selo sobre Transmissões e respetivo, Comprovativo de Liquidação do Imposto de Selo - encontrar-se-ão reunidas as condições para que a Raize possa proceder:

  1. À transferência dos investimentos e fundos em curso para a conta titularizada pelo Investidor;
  2. Ao cancelamento da Conta Raize, de que o Investidor era titular.

Ficou com dúvidas?

Envie-nos um email para apoio@raize-ip.pt com as suas dúvidas adicionais.