FAQ: Carregamentos e levantamentos

Esclareça nesta seção as suas dúvidas sobre carregamentos e levantamentos.



Índice de questões frequentes (FAQ)

  1. Como faço para carregar fundos na minha conta Raize?
  2. O que é o IBAN Raize?
  3. Para que conta estou a efetuar a transferência?
  4. É seguro efetuar transferências através do IBAN Raize?
  5. É necessário enviar comprovativo?
  6. Quanto tempo demoram a disponibilizar os fundos na minha carteira?
  7. Como faço para levantar fundos da minha conta Raize?
  8. Posso alterar a minha conta bancária (IBAN)?
  9. Posso fazer levantamentos a partir da App?
  10. Tenho empréstimos em curso. Como faço para levantar fundos da Raize?

1. Como faço para carregar fundos na minha conta Raize?
Pode carregar a sua carteira por transferência bancária (utilizando o seu IBAN Raize) ou multibanco. Os dados para carregamento estão disponíveis na sua área pessoal através do botão "carregar".


2. O que é o IBAN Raize?
O IBAN Raize é um serviço inovador de identificação de contas, disponibilizado em parceria com o Millennium BCP, que permite a reconciliação automática das transferências recebidas. Ao IBAN Raize não está associada nenhuma conta bancária pessoal.


3. Para que conta estou a efetuar a transferência?
Quando uma transferência é feita para um IBAN Raize, é encaminhada diretamente para a conta bancária da Raize Instituição de Pagamentos, S.A. utilizada para fazer a gestão dos saldos dos investidores. Trata-se de uma operação semelhante a uma tradicional transferência bancária e é um método mais eficiente porque prescinde do envio de comprovativo e permite reduzir os tempos de processamento.


4. É seguro efetuar transferências através do IBAN Raize?
Todas as operações de pagamento, transferência e receção de fundos e cobranças são asseguradas pela Raize – Instituição de Pagamentos, S.A., instituição de pagamento autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal com o nº 8711.


5. É necessário enviar comprovativo?
Não é necessário enviar comprovativo.


6. Quanto tempo demoram a disponibilizar os fundos na minha carteira?
As transferências demoram geralmente 1 a 3 dias úteis para ficarem disponíveis no seu saldo. Após esse período caso não verifique o carregamento da sua carteira, envie-nos um email para apoio@raize-ip.pt.


7. Como faço para levantar fundos da minha conta Raize?

Para efetuar um primeiro levantamento de fundos da sua conta Raize, deve começar por associar uma conta bancária (IBAN) à sua conta Raize. Para tal, deve aceder à sua área pessoal, através do website em www.raize.pt, e utilizar o botão "Transferir". Aí encontrará o separador "levantar" onde deverá introduzir o IBAN para onde pretende transferir fundos.

Validação de conta bancária (IBAN)
Todas as contas bancárias têm de ser validadas pela Raize. Para tal, deve enviar um comprovativo de IBAN emitido pela entidade bancária junto da qual a conta está domiciliada e onde conste o nome do titular da conta. Este comprovativo deve ser enviado para apoio@raize-ip.pt com o respetivo nome de utilizador. A validação de IBAN apenas tem de ser feita para o primeiro levantamento para essa conta.

Após a validação estar concluída, pode aceder à sua área e proceder ao levantamento da quantia desejada.


8. Posso alterar a minha conta bancária (IBAN)?

Sim. Basta dirigir-se à sua área pessoal em www.raize.pt, clicar no botão "Transferir" e de seguida no separador "levantar", onde encontrará uma opção para "Alterar conta".

Se alterar a sua conta bancária (IBAN), terá de submeter um novo comprovativo de IBAN para validação.


9. Posso fazer levantamentos a partir da App?

Apenas é possível fazer levantamentos a partir do website em www.raize.pt. Não é possível fazer levantamentos a partir da aplicação mobile (App).


10. Tenho empréstimos em curso. Como faço para levantar fundos da Raize?

Caso pretenda resgatar capital investido deverá utilizar o mercado de cessões para ceder as suas posições em empréstimos em curso a outros investidores da Raize. Para tal, deverá aceder à sua área pessoal através do website em www.raize.pt (não é possível através da App) e clicar nos cartões dedicados a cada empréstimo. Na nova janela, deverá clicar no separador "cessão", ler e aceitar os contratos de cessão e confirmar a sua intenção.

Após efetivação da cessão, os fundos disponíveis poderão ser levantados para a conta bancária indicada.


Ficou com dúvidas?

Envie-nos um email para apoio@raize-ip.pt com as suas dúvidas adicionais.